DESIGN TEM VALOR

blog design Arquitetura e Design de Marcas

O papel do design estratégico é o transformar qualquer ideia em algo que desperte valor, desejo, seja em aspectos de comunicação, estética ou de informação.

No universo das marcas e dos negócios, o design produz mensagens que são percebidas e amadas (ou odiadas também) pelos consumidores.

Logo, o design não é só um layout bonitinho. É preciso ter conteúdo, significado e técnicas que podem levar determinada marca para outro nível de atuação e de percepção. O design vai resolver um problema que pode ser de marca, rótulo, logotipo, circulação, iluminação, acomodação… O design resolve as “dores” de milhares de outros temas.

E quanto custa resolver um problema?
Implementar a alternativa adequada para aquela dor tem um preço. Assim como a cadeira que sentamos, o Macbook que usamos e até aquele pacote de café que a gente escolhe na gôndola de uma loja bacana, existe um valor para chegar até nossas mãos — e com certeza todos esses exemplos passaram por muitos estudos, análises e interpretações para te conquistar na hora da compra.

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Qual pacote de amendoim te convence mais?

Portanto, o design não é só visual, não é fazer um desenho no Photoshop e nem apertar um botão no Corel (essas são ferramentas que entregam a solução técnica e têm importância no processo, é claro), mas sim todo um conjunto de estudos, referências e aplicações específicas para o seu propósito.

ACREDITAMOS QUE VALOR NÃO SE JULGA COMO CARO OU BARATO, É UMA QUESTÃO DE ADEQUAÇÃO À REALIDADE DA MARCA, EMPRESA, PRODUTO OU NEGÓCIO.

O desafio é levar esse valor (não) percebido para quem contrata o design e todas as outras disciplinas atreladas a ele, e tirar o stigma de que a marca não precisa investir nisso. Ora, se não fosse pelo design você não compraria nada da Apple, nem seria apaixonado pelas Ferraris, Harley-Davidsons e muito menos sentiria desejo de ter um produto da M.A.C.

Então, quando você achar que o valor do design é caro (financeiramente), tente entender quais são os atributos que aquele estudo, projeto ou um simples rótulo podem fazer por sua marca.

Dessa forma, reforço, não é julgar caro ou barato, é pensar no que pode ou não acontecer sem design.