Estúdio Confessionário

Arquitetura Comercial e Corporativa

Arquitetura para marcas e negócios.

O mercado de arquitetura comercial está passando por um crescimento constante, impulsionado por novas tecnologias, tendências de design e uma maior demanda por espaços sustentáveis e eficientes. De acordo com um relatório mundial da Mordor Intelligence, o mercado de serviços arquitetônicos, que inclui arquitetura comercial e corporativa, deve crescer a uma taxa de 5,35% ao ano entre 2024 e 2029.

Esse crescimento é impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e reforça a ideia de que as pessoas não são mais apenas meros passantes em espaços físicos, elas buscam a valorização da estética, interação, identificação e funcionalidade.

 

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4 motivos para você entender a importância da Arquitetura no seu negócio e marca.

  1. Expressão da Identidade da Marca: O design de um projeto comercial pode refletir a identidade e os valores de uma marca, criando uma conexão emocional com clientes e colaboradores. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode optar por um design moderno e inovador para transmitir sua vanguarda no setor.

  2. Melhoria da Experiência do Cliente: Espaços bem projetados influenciam positivamente a experiência do cliente, incentivando interações mais longas e aumentando a probabilidade de retorno. Elementos como layout eficiente, iluminação adequada e acessibilidade são cruciais para criar um ambiente acolhedor.

  3. Aumento da Produtividade dos Funcionários: Ambientes de trabalho planejados com foco no bem-estar podem elevar a satisfação e a produtividade dos colaboradores. Fatores como iluminação natural, espaços abertos e áreas de convivência contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

  4. Sustentabilidade e Eficiência Energética: A adoção de práticas sustentáveis na arquitetura comercial não só reduz o impacto ambiental, mas também pode resultar em economia de custos operacionais. O uso de materiais ecológicos e sistemas de energia eficientes são tendências em crescimento no setor.

Um bom exemplo foi a construção da marca Cadiquê Café e seus ativos, dentre eles, Arquitetura comercial. Ativos esses que aumentaram o faturamento e engajamento entre pessoas, parceiros e estabelecimentos na região de Campinas.

O projeto aconteceu em 2022 e se expandiu em 2024, e, como resultado positivo, já planeja uma nova loja para 2025.

Com o mercado de cafeterias gourmet em alta, o Cadiquê Café buscou seu diferencial ao trazer a afetividade culinária do interior do Brasil para o seu espaço, cardápio e marca. Dessa forma, o projeto refletiu para o cliente a ideia da alegria, da cultura e dos sabores incríveis sem apelar para a arquitetura rústica tradicional.

Além do mais, era necessário atualizar o espaço para criar identificação com o público jovem que busca experiência no consumo.O sucesso foi tanto que o público jovem foi renovado e cresceu 70%.

Veja o projeto completo do Cadiquê Café (Design de marca + Arquitetura) clicando aqui.

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Cadiquê Café, em Campinas, projeto do Estúdio.


Grandes empresas como Starbucks, Apple e Nike também investem em arquitetura para criar espaços convidativos e exclusivos, promovendo a fidelização dos clientes e aumentando o tempo de permanência nas lojas.

Priorizar o Básico na Experiência do Cliente

Para vencer a corrida pela experiência do cliente, as empresas precisam ajustar suas metas para refletir o que realmente importa para os consumidores. Quando os clientes se sentem valorizados, as empresas obtêm benefícios concretos, como maior fidelidade e aumento nos gastos. Em 2018, em uma pesquisa realizada pela PwC, destacou que 36% dos consumidores afirmaram estar dispostos a gastar mais, mas as empresas precisam trabalhar mais para conquistar essa receita adicional.

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https://www.pwc.com – Consumer Intelligence and Experience


Prêmios de Preço

Todos os setores podem ganhar com um aumento de preço ao oferecer uma experiência positiva, mas setores de luxo e indulgência se destacam. Fora dos EUA, esses itens alcançam em média um aumento de 13% no preço, enquanto nos EUA podem atingir até 18%, como no caso de café. No entanto, os clientes só pagam mais quando os elementos básicos da experiência são atendidos. Apenas 15% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por design atraente e 12% por uma atmosfera agradável.

Acesso aos Dados do Cliente

Nos EUA, 43% dos consumidores não permitem que as empresas coletem seus dados pessoais, como localização, idade e histórico de compras, para personalização de serviços. Contudo, se considerarem o serviço valioso, 63% deles estariam mais dispostos a compartilhar essas informações. Construir confiança é essencial: 88% dos consumidores afirmam que a confiança em uma empresa determina o quanto estão dispostos a compartilhar seus dados.

Mais Lealdade

Quando os clientes se sentem apreciados, são mais propensos a recomendar marcas nas redes sociais, assinar newsletters, participar de promoções e fazer compras recorrentes. Além disso, consumidores indicam maior interesse em experimentar novos produtos ou serviços de marcas que oferecem uma experiência superior. A Geração Z é especialmente leal, com 40% relatando maior fidelidade às marcas em comparação com 24% da média dos entrevistados.

Apple, Reprodução

Em resumo, a arquitetura é uma estratégia essencial para criar ambientes organizacionalmente funcionais e esteticamente atrativos, promovendo a identificação e bem-estar de quem o frequenta, e contribuindo para o sucesso dos negócios.

A arquitetura  tem o poder de transformar ideias e promover experiências. Aqui no Estúdio Confessionário, especialistas em arquitetura comercial e corporativa, atuamos através de três pilares básicos: Humanização, Adequação e Design.

Conclusão: Focar nos fundamentos da experiência do cliente, construir confiança e valorizar os consumidores gera fidelidade e pode aumentar os lucros.

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