IMPORTÂNCIA DO DESIGN ESTRATÉGICO PARA AS MARCAS E OS NEGÓCIOS
Criar conexões conscientes e inconscientes entre pessoas e marcas é o papel do BRANDING. Leva tempo e necessita de capital estratégico humano.
O sentimento de conexão acontece através da construção estratégica de ativos importantes para marcas e negócios. São “braços” que têm o papel de expressar as ideas da marca e proporcionar algum tipo de experiência.
Aqui, o propósito, essência, tom de voz e design de marca se conectam através de ações fundamentais para que as pessoas percebam valor e escolham uma no momento mais oportuno para elas.
Para 54% dos consumidores, identidade das marcas é fator relevante para o consumo.
Identificação com posicionamento, propósito, valores e visual têm muito peso na decisão de consumo.
Não é o que você pensa.
É sobre o que eles pensam.
Não é o que você pensa.
É sobre o que eles pensam.
Somos seres emocionais e intuitivos, moldando nossas percepções e conexões com as marcas através de experiências.
USA, China, Koréia do sul
e Alemanhã.
USA, China, Koréia do sul e Alemanhã.
Aqui estão localizadas as maiores marcas do mundo.
1/3 dos entrevistados no Brasil e no mundo espera ampliar suas compras em lojas físicas
Pesquisa da Consumer Insights Survey, que entrevistou 9.069 consumidores em 25 territórios ou países.
O poder dos consumidores
Em pesquisa da Global Consumer Pulse, 65% das pessoas entrevistadas afirmaram que já pararam de comprar uma marca após ela “trair suas crenças”.
Personalidade e direcionamento
Em um projeto de design estratégico, os arquétipos são como as peças-chave que dão vida à identidade de uma marca. Eles são como os personagens em uma história, cada um com sua própria personalidade, valores e missão. Ao escolher um arquétipo para uma marca, estamos definindo sua essência, sua forma de se comunicar e até mesmo sua aparência visual.
É como se déssemos uma alma à marca, algo que as pessoas possam se identificar e se conectar emocionalmente. Assim, os arquétipos ajudam as marcas a se destacarem, criando uma conexão mais profunda com seu público e construindo uma história que ressoa além dos produtos ou serviços que oferecem.
Orientação
O branding e o design estratégico não são apenas resolvedores de problemas.
O dever do branding e do design vai além de um layout bonito ou uma solução criativa, o maior papel dessas disciplinas é sem dúvida orientar negócios para que a evolução aconteça de forma coordenada e marca se mantenha relevante, mesmo na mudança de gerações.
Oportunidade
O design estratégico existe para encontrar oportunidades de forma que as empresas consigam colocar suas marcas em posição de destaque e principalmente para que as pessoas passem a percebe-las em um mundo complexo.
Além disso, gerar valor e evolução são premissas cruciais em um projeto de branding e design estratégico.
A Marca não é
Sua marca não é o que você acha que ela é, sua marca é com certeza o que as pessoas pensam e falam sobre ela.
Marcas são construídas para pessoas e portanto devem se comportar como uma, devem ter sentimentos, devem ter ton de voz e visual adequado ao lugar em que ela quer estar.
Tati Ferrigno // Case do Estúdio
Tati Ferrigno
Case do Estúdio
Design estratégico de marca
Branding > Design > Identidade visual > Design de Interiores
A Tati Ferrigno é ilustradora com ampla experiência em grandes empresas e marcas. Quando decidiu ser tatuadora, tinha em mente que o seu estúdio e sua marca precisariam nascer com um propósito claro e com muita personalidade.
O desafio foi buscar a essência da marca e expressar seus atributos em um espaço físico e identidade gráfica. Tudo para proporcionar uma experiência realmente impactante que marcasse a vida e a pele das pessoas.
Este projeto foi premiado com OURO no maior evento de design e comunicação da RMC, o Mídia festival 2021.
CAFÉ KURUBI // Case do Estúdio
CAFÉ KURUBI
Case do Estúdio
Design estratégico de marca
Naming > Design de marca > Identidade Visual > Embalagens > Arquitetura
Um projeto que começou do zero literalemnte, desde propósito, naming, design de marca, pontos de contato – design de interiores, website e redes sociais, e claro, as embalagens para linha completa de produtos.
Trazer uma pegada brasileira na essência da marca, com o conceito cosmopolita e que contasse a história dos homens que construíram os pilares culturais do Brasil foi o foco do projeto – a marca é o sabor do Brasil.
A ideia foi construir embalagens que pudessem se transformar e servir para outras funções, as latas de cápsulas se tornariam recipiente para café em grão, moídos ou até porta canetas na casa do consumidor.
A visão de embalagem reutilizável sempre esteve presente na marca Kurubi, desde os Krafts, latas, sacos, caixas e todo enxoval de package.
QUal é a personalidade e propósito da sua marca?
Vamos conversar e entender juntos como o design e a arquitetura podem proporcionar melhor percepção e valor ao seu negócio!