A IMPORTÂNCIA DO BRANDING
Vivemos em um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity) onde, constantemente, vivenciamos mudanças de comportamento e hábitos das pessoas.
Buscar conexão e manter uma marca relevante neste senário metamorfósico é o papel do Branding e do Design Estratégico. Marcas precisam se movimentar, contar histórias e proporcionar alguma experiência para gerar valor e evolução para o negócio.
- A marca existe (ela é)
- A marca cria experiência (ela faz)
- A marca se comunica (ela fala)
Com este framework estruturado, podemos gerenciar ações e guiar o planejamento estratégico da marca em busca de relevância, valor e evolução.
Percepção
Entender as características e personalidade da marca é o primeiro passo em busca de conexão com o público de interesse. Marca é o que as pessoas, percebem, pensam e falam sobre ela.
Valor
O mercado é prospectado. O custo é calculado. O cliente é fidelizado, mas o valor é percebido. Entender os ativos da marca em busca de valor faz com que o negócio evolua e crie conexão ativa com as pessoas.
Experiência
Não há experiência sem interação. Construir uma marca estrategicamente justifica a busca por uma percepção alinhada aos objetivos do negócio.
A MARCA NÃO É
Sua marca não é o que você acha que ela é, sua marca é com certeza o que as pessoas pensam e falam sobre ela. Marcas são construídas para pessoas e portanto, precisam buscar conexão através de atributos humanos como personalidade e características arquetípicas.
OPORTUNIDADES
O branding e o design estratégico também buscam oportunidades através de ferramentas e estudos imersivos. O intuito é agregar ativos que mantenham a marca relevante e principalmente para que as pessoas passem a atribuir valor, proporcionando evolução ao negócio.
ORIENTAÇÃO
Branding e o design estratégico não são apenas resolvedores de problemas. O maior papel dessas disciplinas é sem dúvida o de guiar marcas e pessoas. De maneira visual, estratégica e organizada, uma marca com personalidade e propósito pode e deve guiar ações e estratégias do negócio.
Identidade visual > Design de Interiores
O desafio foi buscar a essência da marca e expressar seus atributos em um espaço físico e identidade gráfica. Tudo para proporcionar uma experiência realmente impactante que marcasse a vida e a pele das pessoas.
Este projeto foi premiado com OURO no maior evento de design e comunicação da RMC, o Mídia festival 2021.
A ideia foi construir embalagens que pudessem se transformar e servir para outras funções, as latas de cápsulas se tornariam recipiente para café em grão, moídos ou até porta canetas na casa do consumidor.
A visão de embalagem reutilizável sempre esteve presente na marca Kurubi, desde os Krafts, latas, sacos, caixas e todo enxoval de package.
Nosso papel foi o de reposicionar a marca, construindo uma plataforma consistente e alinhada visualmente às características e personalidade da mesma.
O design estratégico teve o papel de proporcionar ativos com condições de manter a marca relevante e atualizada mercadologicamente.
Identidade visual > Design de Interiores
O desafio foi buscar a essência da marca e expressar seus atributos em um espaço físico e identidade gráfica. Tudo para proporcionar uma experiência realmente impactante que marcasse a vida e a pele das pessoas.
Este projeto foi premiado com OURO no maior evento de design e comunicação da RMC, o Mídia festival 2021.
Embalagens > Arquitetura
A ideia foi construir embalagens que pudessem se transformar e servir para outras funções, as latas de cápsulas se tornariam recipiente para café em grão, moídos ou até porta canetas na casa do consumidor.
A visão de embalagem reutilizável sempre esteve presente na marca Kurubi, desde os Krafts, latas, sacos, caixas e todo enxoval de package.
Identidade visual
Nosso papel foi o de reposicionar a marca, construindo uma plataforma consistente e alinhada visualmente às características e personalidade da mesma.
O design estratégico teve o papel de proporcionar ativos com condições de manter a marca relevante e atualizada mercadologicamente.
O BRANDING E SUA
CONEXÃO EMOCIONAL
As marcas se relacionam com pessoas através de uma conexão emocional que chega a mudar a cultura de um povo, grupo ou tribo e de conquistar os corações das pessoas.
Podemos dizer que o principal instrumento desse relacionamento é o design estratégico (BRANDING), que surge a partir do momento em que uma conexão emocional é estabelecida na relação das marcas com pessoas.
O Branding estabelece um vínculo subjetivo com o público, que acaba desejando se relacionar loucamente com aquela marca que o conquistou. Todo esse movimento está ligado através da ramificação emocional que eclode desde nosso nascimento, crescimento, educação familiar e institucional. Essas conexões acontecem ao longo de nossas vidas e despertam inúmeros sentimentos e o mais incontrolável é o desejo. Desejo por uma pessoa, um produto, um serviço, um objeto ou uma marca.
Aprendemos inconscientemente, desde pequenos, que determinado produto, marca ou pessoa são bons e outros são ruins de acordo com a experiência de pessoas próximas, e esse gatilho cresce conosco até provarmos nós mesmos o que sabemos hoje.
Não tem como falar de construção de marca sem falar de conexão emocional, afinal, acreditamos que marcas tem vida, sentimentos, personalidade e são como pessoas que se conectam com outras pessoas.
Essa conexão é visceral e incontrolável a ponto de pessoas cometerem algumas loucuras para ter produtos ou serviços das marcas que elas passam a amar por causa da sua conexão.