A IMPORTÂNCIA
DO DESIGN DE EMBALAGEM
Impressionantes 81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda segundo a Point of Purchase Advertising International. Portanto, o que estimula a compra do produto A ou produto B são as embalagens e o seu design.
Porém, não é qualquer embalagem ou rótulo que consegue esse feito, para ter sucesso no ponto de venda, as embalagens tem que pensadas e desenvolvidas para cada produto específico, precisam ser claras e objetivas e cumprir sua função de proteger, comunicar, economizar e ser sustentável.
Percepção
O consumidor tem que perceber a qualidade do produto através da sua embalagem ou rótulo. Eles são os primeiros pontos que o público vê, se encanta e compra.
Valor
O público passa a dar valor em uma embalagem quando ela expressa as verdades da marca, quando se preocupa com seu ecossistema e valoriza o meio em que vive.
Experiência
A primeira impressão é a que fica! A experiência de receber um produto em uma embalagem pensada para ele, para o público e para o meio ambiente é inesquecível.
INOVAÇÃO
As mudanças em nosso estilo de vida e formas de consumo, consequentemente implicam em novas demandas para o desenvolvimento de embalagens.
Podemos ver essa nova mudança nas embalagens On-The-Go, que são para produtos únicos, e nas embalagens flexíveis que protegem os produtos contra a oxidação, umidade, desidratação, micróbios, bactérias, e outras ameaças.
SUSTENTABILIDADE
A preocupação com o meio ambiente levou as industrias a pensarem em embalagens eco sustentáveis ou as famosas “embalagens verdes”. A troca do plástico pelo papel vem ganhando adeptos pelo Brasil.
O uso do papel e materiais biodegradáveis vieram para ficar e para ajudar a melhorar a relação das marcas com o seu ecossistema.
DESIGN
O projeto de design deve ser pensado para que uma embalagem ou rótulo seja funcional, prático, sustentável e além de tudo que agregue valor visual de acordo com a personalidade da marca ou produto. Afinal, os olhos, neste caso, proporcionam a primeira experiência e contato.
A inovação, tecnologia e a sustentabilidade estão totalmente associadas ao projeto gráfico e visual, formando uma tríade estratégica.
PRIDE PACK
Exemplo de inovação quando duas
marcas de diferentes áreas se juntam e
criam um produto focado na experiência
de um público em comum entre elas.
A Pantone e a Skol criaram o PRIDE PACK
para atender o movimento LGBT+, onde
cada marca expressou seus melhores
atributos: Cores e Cerveja.
SUSTENTÁVEL
A TIBII, de Campinas, foi a primeira marca de ração para cães e gatos a lançar um design de embalagem totalmente livre de plásticos.
Sua construção se dá em latas de papelão totalmente recicláveis e a sua tampa se transforma em comedouro para os animais. Embalagens sustentáveis fazem a diferença.
DESIGN ICÔNICO
KS é abreviação de King Size, e foi a primeira garrafa lançada pela Coca-Cola em 1915, o nome KS remetia ao maior vasilhame da marca naquela época.
Esse design de produto se tornou referência da marca e hoje ele é conhecido e reproduzido no mundo todo. Como podemos ver, o poder do design marca presença e vende.
A be tem uma linha de produtos toda feita com cogumelos
e plant-based, focados na alimentação sustentável.
O desafio foi trazer a simplicidade, praticidade e jovialidade em
uma embalagem, três atributos que a marca passa em seu propósito
e tom de voz.
Realizamos o projeto de construção estratégica dessa marca, do
ponto zero até a implementação no PDV.
Os projetos de Arquitetura e construção da área de produção e
cozinha industrial também foi assinado pelo Estúdio Confessionário.
são recicláveis, reduzindo o descarte de plástico na natureza.
O desafio foi trazer a ideia de sustentabilidade e uma visão ampla em
um mundo onde os recursos estão cada vez mais escassos. Logo,
a linha se voltou ao uso do papelão e com plástico reduzido a zero.
A lata foi projetada para simplificar o momento de identificação na
Gôndola e conexão com o público através da fotografia e do
seu formato cilíndrico.
Um dos objetivos é causar o reaproveitamento da lata na casa do
consumidor. A tampa também é um atrativo, uma vez que ela serve
como comedouro para cães e gatos.
naming, design de marca, pontos de contato - design de interiores,
website e redes sociais, e claro, as embalagens para linha completa
de produtos.
Trazer uma pegada brasileira na essência da marca, com o conceito
cosmopolita e que contasse a história dos homens que construíram
os pilares culturais do Brasil foi o foco do projeto - a marca é
o sabor do Brasil.
A ideia foi construir embalagens que pudessem se transformar e
servir para outras funções, as latas de cápsulas se tornariam recipiente
para café em grão, moídos ou até porta canetas na casa do consumidor.
A visão de embalagem reutilizável sempre esteve presente na marca Kurubi,
desde os Krafts, latas, sacos, caixas e todo enxoval de package.
ALIMENTOS //
Embalagens > Arquitetura
O desafio foi trazer a simplicidade, praticidade e jovialidade em uma embalagem, três atributos que a marca passa em seu propósito e tom de voz.
Realizamos o projeto de construção estratégica dessa marca, do ponto zero até a implementação no PDV.
Os projetos de Arquitetura e construção da área de produção e cozinha industrial também foi assinado pelo Estúdio Confessionário.
PET FOOD //
O desafio foi trazer a ideia de sustentabilidade e uma visão ampla em um mundo onde os recursos estão cada vez mais escassos. Logo, a linha se voltou ao uso do papelão e com plástico reduzido a zero.
A lata foi projetada para simplificar o momento de identificação na Gôndola e conexão com o público através da fotografia e do
seu formato cilíndrico.
Um dos objetivos é causar o reaproveitamento da lata na casa do consumidor. A tampa também é um atrativo, uma vez que ela serve como comedouro para cães e gatos.
KURUBI //
Embalagens > Arquitetura
Trazer uma pegada brasileira na essência da marca, com o conceito cosmopolita e que contasse a história dos homens que construíram os pilares culturais do Brasil foi o foco do projeto - a marca é o sabor do Brasil.
A ideia foi construir embalagens que pudessem se transformar e servir para outras funções, as latas de cápsulas se tornariam recipiente para café em grão, moídos ou até porta canetas na casa do consumidor.
A visão de embalagem reutilizável sempre esteve presente na marca Kurubi, desde os Krafts, latas, sacos, caixas e todo enxoval de package.
O FUTURO DAS
EMBALAGENS
Um em cada 3 consumidores prefere opções ecológicas e compraria um produto que tem um design de embalagem que é melhor para o meio ambiente em vez de outros produtos que podem ser um pouco mais baratos. Diversas empresas como a Amazon já estabelecem critérios e padrões de sustentabilidade e cobram multas aos parceiros quando eles não são cumpridos.
Então, o que exatamente o futuro reserva para este mercado?
O mercado de embalagens plásticas compostáveis projeta uma taxa de crescimento anual de 6,4% até 2028. Em termos mais simples, significa que investir em embalagens sustentáveis agora mostra benefícios promissores para marcas em todo o mundo. Ou seja, já é seguro dizer que as embalagens sustentáveis são a nova norma que substituirá as embalagens plásticas completamente no futuro não tão longe assim.
Indo além do menor uso de tintas à base de solvente para impressão e refletindo esse compromisso com o meio ambiente, os fornecedores de embalagens já tendem a minimizar o desperdício e maximizar o uso de materiais reciclados, concentrando-se em unidades que reduzem a pegada de carbono e a energia necessária para fabricação e transporte.