Design de Embalagens

A IMPORTÂNCIA
DO DESIGN DE EMBALAGEM

Impressionantes 81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda segundo a Point of Purchase Advertising International. Portanto, o que estimula a compra do produto A ou produto B são as embalagens e o seu design.

Porém, não é qualquer embalagem ou rótulo que consegue esse feito, para ter sucesso no ponto de venda, as embalagens tem que pensadas e desenvolvidas para cada produto específico, precisam ser claras e objetivas e cumprir sua função de proteger, comunicar, economizar e ser sustentável.

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Percepção

O consumidor tem que perceber a qualidade do produto através da sua embalagem ou rótulo. Eles são os primeiros pontos que o público vê, se encanta e compra.

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Valor

O público passa a dar valor em uma embalagem quando ela expressa as verdades da marca, quando se preocupa com seu ecossistema e valoriza o meio em que vive.

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Experiência

A primeira impressão é a que fica! A experiência de receber um produto em uma embalagem pensada para ele, para o público e para o meio ambiente é inesquecível.

INOVAÇÃO

As mudanças em nosso estilo de vida e formas de consumo, consequentemente implicam em novas demandas para o desenvolvimento de embalagens. 

Podemos ver essa nova mudança nas embalagens On-The-Go, que são para produtos únicos, e nas embalagens flexíveis que protegem os produtos contra a oxidação, umidade, desidratação, micróbios, bactérias, e outras ameaças.

SUSTENTABILIDADE

A preocupação com o meio ambiente levou as industrias a pensarem em embalagens eco sustentáveis ou as famosas “embalagens verdes”. A troca do plástico pelo papel vem ganhando adeptos pelo Brasil.

O uso do papel e materiais biodegradáveis vieram para ficar e para ajudar a melhorar a relação das marcas com o seu ecossistema.

DESIGN

O projeto de design deve ser pensado para que uma embalagem ou rótulo seja funcional, prático, sustentável e além de tudo que agregue valor visual de acordo com a personalidade da marca ou produto. Afinal, os olhos, neste caso, proporcionam a primeira experiência e contato.

A inovação, tecnologia e a sustentabilidade estão totalmente associadas ao projeto gráfico e visual, formando uma tríade estratégica.

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PRIDE PACK

Exemplo de inovação quando duas marcas de diferentes áreas se juntam e criam um produto focado na experiência de um público em comum entre elas.

A Pantone e a Skol criaram o PRIDE PACK para atender o movimento LGBT+, onde cada marca expressou seus melhores atributos: Cores e Cerveja.

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SUSTENTÁVEL

A TIBII, de Campinas, foi a primeira marca de ração para cães e gatos a lançar um design de embalagem totalmente livre de plásticos.

Sua construção se dá em latas de papelão totalmente recicláveis e a sua tampa se transforma em comedouro para os animais. Embalagens sustentáveis fazem a diferença.

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DESIGN ICÔNICO

KS é abreviação de King Size, e foi a primeira garrafa lançada pela Coca-Cola em 1915, o nome KS remetia ao maior vasilhame da marca naquela época.

Esse design de produto se tornou referência da marca e hoje ele é conhecido e reproduzido no mundo todo. Como podemos ver, o poder do design marca presença e vende.

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O FUTURO DAS
EMBALAGENS

Um em cada 3 consumidores prefere opções ecológicas e  compraria um produto que tem um design de embalagem que é melhor para o meio ambiente em vez de outros produtos que podem ser um pouco mais baratos. Diversas empresas como a Amazon já estabelecem critérios e padrões de sustentabilidade e cobram multas aos parceiros quando eles não são cumpridos.

Então, o que exatamente o futuro reserva para este mercado?

O mercado de embalagens plásticas compostáveis ​​projeta uma taxa de crescimento anual de 6,4% até 2028. Em termos mais simples, significa que investir em embalagens sustentáveis ​​agora mostra benefícios promissores para marcas em todo o mundo. Ou seja, já é seguro dizer que as embalagens sustentáveis são a nova norma que substituirá as embalagens plásticas completamente no futuro não tão longe assim.

Indo além do menor uso de tintas à base de solvente para impressão e refletindo esse compromisso com o meio ambiente, os fornecedores de embalagens já tendem a minimizar o desperdício e maximizar o uso de materiais reciclados, concentrando-se em unidades que reduzem a pegada de carbono e a energia necessária para fabricação e transporte.

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